O que é Coaching

Coaching é um processo estruturado que direciona, instrui e treina uma pessoa ou um grupo de pessoas para alcançar seus objetivos através do desenvolvimento de competências/habilidades específicas.

TRANSFORMA POSSIBILIDADE EM REALIDADE

Conforme seus diferentes temas e objetivos pode-se classificar em:
pessoal – COACHING DE VIDA
executivo / profissional – COACHING PROFISSIONAL
transição de carreira – COACHING DE CARREIRA
grupo – COACHING DE EQUIPE

Foco do processo de coaching -> ação e comportamento.

Essência

Em essência, o coaching está sempre associado ao desenvolvimento de pessoas por meio da promoção de mudanças, revelando potenciais e maximizando desempenhos. Mais que ensinar o coaching ajuda as pessoas a aprender.

Quem se beneficia de processo de coaching

Quem quer expandir
Quem deseja crescer
Quem quer mais resultado gastando menos energia

Coaching não é terapia

O coach não dá respostas ou conselhos. Faz perguntas, confronta, investiga e estimula o coachee a fazer descobertas. Não existem fórmulas mágicas, já prontas, que atendam as necessidades próprias de cada pessoa. Quando o coachee, coma a ajuda do coach, olha para dentro descobre a si mesmo, suas forças e suas limitações e, assim, em base desta análise é capaz de criar seu próprio plano de sucesso.

O que você ganha com um processo de coaching

  • Identificação de suas metas de vida e profissionais;
  • Vivência plena de seus valores, identificando sua essência;
  • Maior atenção para o que se deseja construir;
  • Aumento de produtividade e pró-atividade;
  • Superação de crenças e mudança de hábitos limitantes;
  • Condições para uma vida com mais qualidade e realização;
  • Melhor conhecimento de si mesmo e dos outros permitindo estabelecer melhores relacionamentos;
  • Superação de dificuldades internas e externas;
  • Viver da forma que se deseja tornando-se a pessoa que se deseja ser;
  • Descoberta e maximização do próprio potencial;
  • Melhor desempenho para melhores resultados;

Perguntas frequentes

Como poderia qualificar um bom Coach?

Existe uma formação com metodologia estruturada, ética, processo…muitas pessoas anunciam-se como coaches, mas a formação em coaching é necessária. Coach não é terapeuta e vice versa.

Recomendamos o selo do ICI, ICF ( ACTP pelo menos ), European Mentoring e Coaching Council e Federação Brasileira de Coaching.

Como saberei que o coaching é certo para mim?

Se você está pronto para assumir as questões de sua vida como o protagonista de um filme, criará tempo para trabalhar na sua meta, está disposto a viver com satisfação olhando para dentro de você para entender como funciona e repaginar sua atitude tornando-a positiva para com você mesmo, está.

Se busca culpados pelos insucessos ou dificuldades, se busca fórmulas mágicas e prontas, ou respostas fáceis, garanto que não está. Melhor buscar outro processo.

Se você está pronto para assumir as questões de sua vida como o protagonista de um filme, criará tempo para trabalhar na sua meta, está disposto a viver com satisfação olhando para dentro de você para entender como funciona e repaginar sua atitude tornando-a positiva para com você mesmo, está.Se busca culpados pelos insucessos ou dificuldades, se busca fórmulas mágicas e prontas, ou respostas fáceis, garanto que não está. Melhor buscar outro processo.

Poderia contratar um Coach só por um tempo curto de tempo?

Sim. Os formatos são diversos. Um processo leva em média 3 meses e tem 10 sessões. Mas existem processos pontuais mais breves para projetos curtos, assim como existe  o Coaching de Vida completo, que pode levar de 6 meses a 2 anos. Sessão avulsa não é eficiente. O coach precisa coletar dados, e comprovadamente o ser humano leva algumas  semanas para treinar e implantar um novo comportamento.

Porque as pessoas que já estão com sua vida em ordem contratariam um Coach?

O ser humano tem um desejo incessante de evoluir, de progredir, de ser melhor. Chamamos isso de expandir o self. Muitas vezes, precisamos de descanso, mas é só um plateau, uma zona de conforto, um estado de equilíbrio passageiro. Os clientes de coaching buscam o processo por necessidade ou por simples interação pró-ativa com esta necessidade prazerosa de evolução, de melhoria.

Você tem alguma pesquisa já feita sobre os resultados do processo de Coaching?

Sim. O ICF ( International Coach Federation ) divulgou no ano passado.

O link é:

http://www.marketwire.com/press-release/International-Coach-Federation-944408.html

Porque o Coaching está se tornando tão popular?

O ser humano vive um momento de busca de respostas profundas, e espera fazê-lo num tempo breve. O coaching atende esta necessidade para quem realmente está disposto a dedicar tempo, energia e investimento. O resultado é comprovado e bastante satisfatório, uma vez que todas as respostas vem do cliente e não de fórmulas prontas que são difíceis de seguir e de se adequarem a todas as realidades.

O Coach trabalha na área pessoal ou profissional?

Nas duas. O coaching profissional atende as necessidades da empresa ou de carreira. O coaching de vida é indicado para assuntos de vida pessoal. É importante separar o trabalho, mesmo sabendo que o ser humano é um ser completo. O trabalho se mostra mais eficaz.

Quem contrata um Coach, e porque

Qualquer pessoa adulta pode contratar um coach para conquistar um objetivo breve ou longo, para desenvolver alguma habilidade de comportamento, para construir uma vida mais satisfatória e equilibrada.

Qual a diferença entre Coaching e Consultoria?

Coaching – não dá resposta. Investiga objetivo, valores, obstáculos, desenvolve habilidades de comportamento para que o cliente crie planos de ação práticos que transformem sonhos em realizações construídas.

Consultor – auxilia o profissional a repensar seu negócio ou carreira, ou a solucionar um problema relacionado à estratégia ou à gestão do negócio Mentoring – alguém experiente no assunto, que auxilia o profissional a crescer naquela área específica.

Couseling – aconselha, orienta e auxilia em situações específicas e complexas.

Por que contratar um Coach?

“Para chegar mais longe com menos esforço”

Para conquistar suas metas de maneira satisfatória em curto especo de tempo e com menos desgaste. Para ajudá-lo a superar dificuldades de comportamento que o impedem de chegar onde deseja.

Coaching é Terapia?

COACHING TERAPIA
Foco na ação Foco em traumas emocionais
Foco no futuro Analisa passado
Processo breve Processo longo
Não dá conselhos Pode aconselhar o cliente
Lida com a praticidade Lida com o subjetivo

Como Funciona

O coach interage com o cliente através de perguntas fazendo com que ele identifique com clareza seus objetivos. Possíveis obstáculos são detectados e criam-se fórmulas que possibilitam a conquista da meta desejada.

Processo: 10 sessões semanais para desenvolvimento de uma habilidade de comportamento.

O que é Coaching?

O foco do Coaching é realização de metas e sonhos. O coach trabalha no desenvolvimento de habilidades de comportamento do cliente para que ele chegue do ponto A ao ponto B.